domingo, 18 de agosto de 2013

ATÍRIA


Atíria é uma pequenina borboleta orfã com um desvio nas asas. Ela foi criada por uma Jitiranabóia que mora num tronco de Jacarandá, e é extremamente gulosa. Justamente por causa disso, em uma ocasião, ela se perde e acaba parando numa região do bosque que é nada mais nada menos que o chamado "Antro das Bruxas Noturnas" - o território do Arlequim-da-mata e onde a primeira esposa do Príncipe Grilo foi morta. No decorrer da história ela irá ganhar o coração do Príncipe Grilo, senhor dos bosques, e isso por sua vez poderá colocá-la em apuros...

A personagem é baseada num animal real: a pequena mariposa Atyria isis. Essa espécie, muito parecida fisicamente a uma borboleta verdadeira, é noturna e muito comum nos bosques do Brasil. É de fácil identificação pelo padrão amarelo e preto de suas asas.
Ela pertence a família das chamadas "mariposas geométricas", as Geometrídeas, que é uma família muito numerosa - cerca de 35 mil espécies de mariposas catalogadas. Uma mariposa dessa mesma família, a Biston betularia, serviu inclusive nos estudos em torno da teoria da evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário